sexta-feira, 18 de junho de 2010

Adeus, Saramago...

Nunca li um livro do Saramago. Nem mesmo "Ensaio Sobre a Cegueira" que ganhou adaptação cinematográfica nas mãos de Fernando Meirelles. Pode parecer uma coisa inacreditável, mas...não é. Prá falar a verdade, conheço muita gente que nunca "leu" o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1998. E se o fez, foi pela curiosidade de conhecer alguma obra de um ganhador deste prêmio tão reverenciado.

Claro, que os admiradores brasileiros do escritor português, morto hoje pela manhã (horário de Brasília) em sua residência nas Ilhas Canárias, vítima de falência múltipla dos órgãos, podem ter começado a seguir seus passos antes mesmo dos sucessos de "Memorial do Convento" (1982), Ano da Morte de Ricardo Reis" (1984) e "A Jangada de Pedra" (1986). Como também poderiam já conhecê-lo desde a época em que versava.

Mas acredito que o polêmico "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (1991) foi o grande provocador das massas de leitores brasileiros. Depois, seguiram-se outros livros de estrondosa vendagem por aqui como "Ensaio Sobre a Cegueira" (1995), "As Intermitências da Morte" (2005), "A Viagem do Elefante" (2008) e "Caim" (2009) seu último trabalho.

De qualquer forma, o único escritor de Língua Portuguesa a ganhar um Nobel deixa um legado de 20 romances, três livros de contos, cinco peças de teatro, quatro livros de crônicas e três livros de poesia. Talvez seja uma boa hora de homenageá-lo. Quem sabe ? 

“Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma maneira bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro, incluindo aqueles,  infindáveis, em que já cá não estaremos para poder comprová-lo, para congratularmo-nos ou para pedir perdão, aliás, há quem diga que é isto a imortalidade de que tanto se fala”. (José Saramago)

2 comentários:

Laryssa Viana disse...

Oi Suyene tudo bem? Confesso que também não li nenhum livro de Saramago, somente assisti o 'Ensaio Sobre a Cegueira', não consegui acreditar que ele tinha falecido, pensei até que era outro quando soube da triste notícia, mas apesar de ter ido nos deixou como você mesma disse, um legado incrível e, espero um dia ler alguma obra dele. Beijos Laryssa.

Lívia Inácio disse...

Gostei da sinceridade! =)

Muito bom o seu blog!

Bjinhos***