segunda-feira, 29 de março de 2010

"A Single Man" tem visual caprichado mas roteiro lacunar


 "A Single Man" ou "Direito de Amar" como está sendo chamado no Brasil, infelizmente, decepciona. Desde que comecei a minha "fissura" pelo filme- primeiro pelo trailer no youtube, depois por conta da trilha que já escutei umas 20 vezes- que estava ansiosa para conferir o primeiro longa-metragem do estilista Tom Ford.

Infelizmente, logo nos primeiros minutos da projeção, deparo-me com um certo descompasso da bela trilha sonora assinada por Abel Korzeniowski e o rigor estilístico de Ford. Não que as canções do compositor polonês não estejam à altura do perfeccionismo do diretor, mas é que enquanto a trilha nos faz transcender às imagens, essas, muitas vezes exibidas em câmera lenta, nos parecem assépticas demais.

O artificialismo das locações por vezes é irritante, dando a impressão que estamos diante de um sonho/pesadelo do professor universitário George Falconer (Colin Firth), que tendo perdido o campanheiro num acidente de carro, entra num redemoinho depressivo, com tendências suicidas. 

Charlotte (Julianne Moore) é a amiga que o ampara nos momentos difíceis, mas para superar a perda de um grande amor e ter novamente a vontade de viver, Falconer terá que se dá outra chance. A "luz no fim do túnel" virá personificada no aluno Kenny Potter (Nicholas Hoult), um garoto bonito, decidido e curioso. Resta saber se Falconer irá se permitir, viver outra grande história de amor.

O problema é que contando assim, parece que o roteiro é amarradinho, mas não. O filme poderia até ser um pouco mais extenso e, quem sabe, Ford preencher algumas lacunas que ficaram bastante aparentes, como as cenas entre Falconer e os vizinhos "american way of life"; a cena entre Falconer e o jovem espanhol  "com pinta" de James Dean e o aparente papel de "Salvador da Pátria" do garoto Potter.

Uma curiosidade: a modelo catarinense Aline Weber participa do filme encarnando o papel da amiga do jovem Kenny Potter. Apesar de não ter nenhuma fala na película, a câmera de Tom Ford capta toda a beleza e sensualidade da jovem modelo.

Indicado ao Oscar de Melhor Ator de 2010, o ator britânio Colin Firth venceu o BAFTA e o Prêmio no Festival de Veneza na mesma categoria.

Texto: Suyene Correia

Legenda da Foto 1: Colin Firth (de costas) encarna o professor George Falconer no longa "Direito de Amar"

Nenhum comentário: