quarta-feira, 24 de março de 2010

O Imperador Kurosawa



 Aproveitando o Centenário de Nascimento de Akira Kurosawa (23/03/1910), listo os meus filmes favoritos desse diretor que conseguiu a proeza de vencer os principais prêmios mundiais ligados à arte cinematográfica. 

Kurosawa era conhecido como "O Imperador" e, apesar de arrasar na carreira de cineasta no lado Ocidental da terra, era visto com desconfiança pelos seus compatriotas, justamente por conta de uma suposta "ocidentalização". Injusta essa afirmação, se lembrarmos de películas como "Cão Danado", "Viver", "Os Sete Samurais", "Kagemusha", "Dersu Uzala" e "Yojimbo". Talvez por descender de uma linhagem de samurais, estes estavam recorrentemente presentes em suas produções. E existe personagem mais oriental que esse?

Em 1950, venceu o Leão de Ouro em Veneza por "Rashomon"; em 1954, foi a vez do Leão de Prata por "Os Sete Samurais"; em 1958 que se rendeu ao mestre japonês foi Berlim, que concedeu à "Fortaleza Escondida" o Urso de Prata. A Palma de Ouro em Cannes viria somente em 1980, com "Kagemusha, a Sombra de Um Samurai", enquanto que em 1990, oito anos antes de morrer, ganharia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas o Oscar Honorário.

Talvez pouca gente saiba, mas Kurosawa queria mesmo era ser pintor. Não deu certo com as tintas e os pincéis, tentou arriscar com o rolo de filme e a câmera. Teve mais sucesso. Apesar disso, em 1971, por conta de um colapso nervoso, tentou o suicídio cortando os pulsos. Graças a Deus, ele não  sucumbiu, e tivemos a oportunidade de conhecer ainda outras de suas maravilhosas concepções, como "Ran" (1985), "Sonhos" (1990) e "Madadayo" (1993).

Para quem quiser prestar-lhe uma homenagem, vendo ou revendo um dos seus filmes, aconselho:

-Cão Danado

-Rashomon

- Viver

-Os Sete Samurais

-Yojimbo

-Dersu Uzala

-Kagemusha

-Ran

-Sonhos

-Madadayo

Texto: Suyene Correia

Legenda da Foto: Kurosawa nasceu em Tóquio a 23/03/1910 e morreu em Setagaya a 06/09/1998

Nenhum comentário: