sábado, 27 de fevereiro de 2010

Casal de Pianistas apresenta "Souvenirs" no TTB

No próximo dia 02 de março, a partir das 20h30, acontecerá o concerto a dois pianos, intitulado
“Souvenirs”. No palco do Teatro Tobias Barreto, entrarão em cena os pianistas Eduardo Conde Garcia e Priscila Gambary Freire realizando um recital inédito em Aracaju, no que tange ao formato, e com um programa composto de valsas, rumbas e tangos.

A primeira parte é formada por ‘A Fonte Envenenada’ do compositor inglês Arnold Bax; ‘Souvenirs’ do americano Samuel Barber e ‘Rumba Jamaicana’ do australiano Arthur Benjamin. Completando o programa, ‘Libertango’ do argentino Astor Piazolla; ‘Scaramouche’ do francês Darius Milhaud e ‘La Valse’ de Maurice Ravel.

Segundo Priscila Gambary, que atualmente é doutoranda e professora do curso de Música na Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde o mês passado que acontecem os ensaios para este recital. “Eu e o Eduardo já tínhamos apresentando a segunda parte deste programa em Maringá, em 2008 e em Salvador, em 2009. Porém, estamos ensaiando muito desde janeiro, a primeira parte que foi inserida, mediante muita pesquisa para composições voltadas para dois pianos”.

A partitura de ‘A Fonte Envenenada’, por exemplo, só foi encontrada num sebo inglês. Escrita por Arnold Bax (1883-1953), a composição refere-se ao Poço Secreto de Segais que, de acordo com a mitologia irlandesa, situava-se sobre o monte do deus das águas, Nectan, que o protegia. Este Poço se situava abaixo de uma arvora, cujos frutos dotavam a pessoa que os comessem de sabedoria. A esposa de Nectan, Boand, desrespeitou a regra e visitou o Poço, sendo carregada pelas águas. Assim, foi formado o Rio Boyne, variação de Boand, que cruza a Irlanda.

Apesar do nome, ‘A Fonte Envenenada’ é uma composição suave, bem diferente de ‘La Valse’, por exemplo, uma composição mais forte e que deverá exigir mais do virtuosismo de Priscila e Eduardo, que  também é docente do curso de Música da UFBA.

O espetáculo de caráter beneficente, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Fundação Augusto Franco, Cacilda Viagens, Teatro Tobias Barreto, Info grafics e Infonet. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do teatro ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e toda a renda será revertida para o Abrigo Projeto Esperança (Farolândia).

Texto: Suyene Correia

Nenhum comentário: