sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

38 Artistas confirmados para 29a Bienal de São Paulo

A julgar pela procedência dos nomes que integram a primeira relação de artistas confirmados para a 29ª Bienal de São Paulo, o tema central proposto para a mostra – política e arte – terá enfoques múltiplos e particulares, alimentados por realidades nacionais distintas, peculiares. Artistas vindos de potências econômicas consolidadas e emergentes, de países culturalmente próximos e de nações sobre as quais temos frágeis referências, de localidades vizinhas e de outras que se situam no lado oposto do globo possibilitarão uma rica visão da forma como o artista se relaciona com o mundo.

A divulgação da lista inicial de expositores coincide com o primeiro encontro de curadores, que durante esta semana se reuniram no terceiro andar do Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, para aprofundar os conceitos que orientam a organização da mostra. Ao lado dos curadores-chefes Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias, ambos brasileiros, participaram desse encontro os co-curadores Sarat Maharaj, da África do Sul, Rina Carvajal, da Venezuela, Chus Martínez, da Espanha, Yuko Hasegawa, do Japão, e Fernando Alvim, de Angola.

A 29ª Bienal de São Paulo será realizada entre os dias 21 de setembro e 12 de dezembro e deverá reunir cerca de 120 artistas, divididos em seis núcleos. A mostra terá em sua órbita cerca de 400 eventos paralelos.
A seguir, a lista dos primeiros 38 artistas já confirmados:

Ai Weiwei (China), Alice Miceli (Brasil), Allora & Calzadilla (EUA e Cuba), Anri Sala (Albânia), Antonio Dias (Brasil), Antonio Manuel (Brasil), Artur Barrio (Portugal / Brasil), Artur Zmijewski (Polônia), Chantal Akerman (Bélgica), Cildo Meireles (Brasil), David Claerbout (Bélgica), Deimantas Narkevicius (Lituânia), Efrain Almeida (Brasil), Emily Jacir (Palestina/EUA), Flávio de Carvalho (Brasil), Francis Alÿs (Bélgica / México), Harun Farocki (Alemanha), Hélio Oiticica (Brasil), Isa Genzken (Alemanha),  Jeremy Deller (Inglaterra), Jimmie Durham (EUA), Jose Antonio Vega Macotela (México), Kendell Geers (África do Sul / Bélgica), Lívio Tragtenberg (Brasil), Luiz Zerbini (Brasil), Lygia Pape (Brasil), Marcelo Silveira (Brasil), Mateo Lopez (Colômbia), Miguel Angel Rojas (Colômbia), Miguel Rio Branco (Brasil), Nan Goldin (EUA),
Nuno Ramos (Brasil), Paulo Bruscky (Brasil), Pedro Costa (Portugal), Runa Islan (Bangladesh/Inglaterra)
Sandra Gamarra (Peru), Steve McQueen (Inglaterra) e Sophie Ristelhueber (França).

Um comentário:

Belisa Cardoso disse...

Sou uma fã devota das bienais.
Acho muito legal a idéia dessa troca de culturas.
Pena que eu não more em São Paulo.

bjos