sábado, 16 de janeiro de 2010

Tem um "Jimmy Corrigan" perto de você



Pois é, para os aficionados por quadrinhos como eu (apesar de não devorá-los com a mesma intensidade de DVDs e livros de cinema), é obrigatório colocar na estante o livro "Jimmy Corrigan- O Menino Mais Esperto do Mundo" publicado pela Companhia das Letras e que se encontra à venda na Livraria Escariz.

Pelo preço de R$ 49, você irá levar para casa uma obra-prima do desenhista Chris Ware, que publicou originalmente as tiras na sua revista Acme Novelty Library e no periódico New City de Chicago. Ao folhear o livro que é lido na vertical e horizontal, a depender da disposição dos desenhos, deparei-me com uma obra de tirar o fôlego, sobretudo pela narrativa visual.

A disposição dos quadrinhos, as cores utilizadas por Ware (tons pastéis, em sua maioria), a limpeza do traço e a narrativa "surreal" me fizeram levitar. Não conhecia nada parecido até então e não tinha ouvido falar ainda desse personagem, Jimmy Corrigan, que depois de pesquisas no "Dr. Google", decobri que é uma espécie de alter ego do próprio Chris Ware.

Assim como Jimmy, Ware só conheceu seu pai na fase adulta e o grande drama do tímido e melancólico  Corrigan começa justamente quando, já bem grandinho, ele recebe um comunicado de seu pai, querendo conhecê-lo. Com uma mãe "pé no saco" que o atormenta durante todo o dia, ligando sem parar, Jimmy tenta driblar a realidade cruel, com reminiscências de sua infância e o leitor terá que se atentar para os constantes flashbacks da obra.

É justamente quando vai ao encontro do pai em outra cidade, que Jimmy Corrigan começa a "delirar" por conta das histórias que seu avô relata, por conta da difícil relação de afetividade que tenta se estabelecer entre as partes e o garoto/adulto não sabe como lidar.

Lirismo e melancolia são os ingrediantes da obra que merece ser descoberta. Num desses domingos ociosos, dê-se a chance de conhecê-lo na Escariz, folheando suas páginas. Seu início de semana, não será o mesmo...

Texto: Suyene Correia

Legenda da Foto: Capa do livro "surreal" de Chris Ware que ganhou o Prêmio Eisner Award de 2001

Nenhum comentário: