quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Dalva de Oliveira, Rainha da Marinha

Tenho que confessar que apesar de minha mãe (D. Terezinha, in memorian) sempre ter elogiado Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Linda Batista, Isaurinha Garcia, Emilinha Borba, Marlene e toda essa geração de excelentes cantoras das décadas de 30/40 e 50, nunca me senti tentada a ouvir um dos seus inúmeros discos, seja de cera de carnaúba (78 rotações), seja LP.

A verdade é que assistindo à mini-série da Globo, "Dalva e Herivelto", rendi-me à voz de rouxinol de Dalva e à execelência dos compositores daquela época, a exemplo de Ataulfo Alves, Lupicínio Rodrigues, Laércio Alves e Max Nunes e o próprio Herivelto.

Ontem, pesquisei muito no youtube.com e descobri imagens interessantes da cantora paulista, bem como gravações originais de sucessos como "Ave Maria", "Ave Maria no Morro", "Bandeira Branca", "Que Será?", "Aqui Neste Mesmo Lugar", "Estrela do Mar", "Que Será", entre outras.

Mas me chamou a atenção sua gravação para "Cisne Branco", Hino da Marinha do Brasil, em uma versão quase de marchinha de carnaval. Interessante, porque só conhecia nas vozes dos marinheiros, daquele jeito meio áspero...e agora, na voz de Dalva, fica muito mais agradável. Um achado!!!!

Texto: Suyene Correia

Nenhum comentário: