segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Coleção Aplauso na WEB

Desde os primeiros lançamentos, em 2004, até os mais recentes como Fernanda Montenegro – A defesa do mistério –, mais de 170 livros (dos 200 já publicados) da Coleção Aplauso, editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, podem agora ser acessados gratuitamente pela Internet. Com roteiros, peças, histórias de emissoras de tevê e biografias de artistas, cineastas e dramaturgos, os títulos estão também disponíveis para download em pdf e txt.

No site o leitor encontrará as biografias de Raul Cortez (Prêmio Jabuti), Tônia Carrero, Mazzaropi, Alcides Nogueira, Carlos Reinchenbach, Fernando Meirelles, Carlos Zara, Gianfrancesco Guarnieri, Beatriz Segall, Eva Todor, Walmor Chagas, Eva Wilma, Jonas Bloch, Jorge Loredo, José Renato, Leonardo Villar; roteiros como O caçador de diamantes, Estômago, Feliz Natal, O Céu de Suely, O ano em que meus pais saíram de férias entre outros e peças de dramaturgos consagrados: Sérgio Roveri, Samir Yazbek, José Saffioti Filho. A coleção Aplauso publicou e estão disponíveis no site  ( http://aplauso.imprensaoficial.com.br) ainda as histórias das tevês Tupi e Excelsior.

A iniciativa integra o esforço da Imprensa Oficial paulista em democratizar o acesso às informações de interesse público. A primeira ação nessa linha foi a abertura, em outubro de 2008, de todo o conteúdo do Diário Oficial On-line para acesso e consulta gratuitos e as visitas ao site batem recordes freqüentemente. Só em setembro deste ano, foram mais de um milhão de acessos.

De acordo com Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial, autores e biografados foram muito receptivos à ideia e em 2010 o catálogo da Coleção Aplauso estará no site, embora os novos títulos contem também com impressão. “Quem quiser comprar os livros da Coleção Aplauso poderá fazê-lo nas melhores livrarias, incluindo nossas quatro lojas físicas e a virtual”.

Um comentário:

Rejane Abreu disse...

Parabéns pelo post Suyene! Você, como sempre, nos ajudando com dicas de primeira. Abraços. Rejane.