quinta-feira, 28 de maio de 2009

Virada Cinematográfica comemora 2 Anos de Cine Cult




Encontrei-me hoje, com Roberto Nunes, o idealizador do Cine Cult, da Virada Cinematográfica, da Sessão Notívagos e do Cine Debate e ele me disse em primeira mão, que no dia 11 de junho (feriado de Corpus Christi), haverá sessão matutina do badaladíssimo vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2008, "Entre os Muros da Escola".
Lembro que estava em Sampa, no início do mês de março, quando assisti ao trailler do filme francês dirigido por Laurent Cantet. Pelo trailler me lembrou um pouco "Ao Mestre, com Carinho" e outros similares. Mas lendo as resenhas dos críticos brasileiros, vi que o filme avança em outras questões, além do embate professor-aluno, como a xenofobia e o choque de civilizações.
Finalmente, teremos a chance de assisti-lo em Aracaju, numa tela de cinema. Espero que Roberto Nunes possa ampliar o número de sessões desse filme baseado no livro de François Bégaudeau (ele faz o papel do professor, no filme) e agraciar um maior número de espectadores.
Já no dia 13 de junho, ele promete fazer mais uma Virada Cinematográfica, dessa vez em comemoração aos dois anos de Cine Cult (para quem não sabe, é o projeto idealizado por ele, que consiste em sessões diárias de filmes cults, às 15h10, no Cinemark Jardins e às 14h, no Cinemark Riomar).
A Virada se inicia à meia-noite e se estende até o início da manhã, quando os "sobreviventes da maratona cinematográfica" ganham um belo bônus: um suculento café da manhã. Os filmes serão "Valsa com Bashir" de Ari Folman (Israel), o segundo filme é surpresa, e o terceiro "Gomorra" de Matteo Garrone (Itália).
Marquem na agenda e não percam essas relíquias!!!!

Texto: Suyene Correia
Foto 1: Cena do filme de animação dramático "Valsa com Bashir"
Foto 2: A máfia italiana em evidência no filme "Gomorra"

Alejandro Zambrana apresenta "Romeiros de Fé"

Que felicidade, ao ver as fotografias de Alejandro Zambrana sobre os romeiros de Juazeiro do Norte (CE) expostas na Galeria Jenner Augusto (Espaço Cultural Semear Petrobras).

Desde que o fotógrafo cursava Rádio e TV na Universidade Federal de Pernambuco, no início desse século, que ele me falava sobre suas incursões à terra de 'Padim' Cícero Romão Batista. Fiquei curiosa para ver o trabalho, tendo em vista que já conhecia o potencial artístico de Zambrana, por conta de outras pequenas mostras que ela havia realizado aqui e em Recife.

No entanto, somente agora, anos mais tarde, tenho o privilégio de conferir de perto um pouco do que ele viu e interpretou sobre os romeiros daquele santuário sagrado. A espera valeu a pena!! Ao todo, são 30 fotografias em cromo, em que Zambrana nos mostra a fé e devoção ao Padre Cícero, sob vários aspectos: cultural, antropológico, religioso. Fico imaginando a batalha interna que não foi travada pelo fotógrafo ao ter que escolher esses 30 registros para compor a exposição "Romeiros de Fé", uma vez que o material coletado ao longos das seis viagens à localidade cearense, parecia infinito.

No final, o olhar se Zambrana nos faz 'viajar' pela mente daqueles fiés que não medem esforços para chegar àquele santuário que transformou Juazeiro do Norte num dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina. São homens, mulheres, crianças humildes ou não, que saem de suas casas, há quilômetros de distância, para pagar promessa, pedir graças ou mesmo se reconfortar naquele imenso reduto sagrado/profano.

O resultado dessa expedição bem sucedida, que contou com o apoio do Banco do Nordeste, está na Galeria Jenner Augusto, bem à frente dos olhos do espectador que pode apreciá-la até 16 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio-dia e das 14h às 18h.

A única ressalva à montagem, diz respeito à ausência de moldura nas fotografias e legenda. Uma opção do fotógrafo, que pode soar estranho para as mais metódicas- como eu- mas que em nada compromete a qualidade do material mostrado. O Espaço Cultural Semear Petrobras está localizado à rua Vila Cristina, 148.

Texto: Suyene Correia

Foto: Num contra-plongée, Zambrana consegue um ângulo inusitado da estátua de 27 metros de Padre Cícero

terça-feira, 26 de maio de 2009

Acadêmicos de Direito Prestam Homenagem a Carlos Maximiliano

Amanhã, a partir das 18h, no Auditório do Tribunal de Justiça (praça Fausto Cardoso), será lançado o livro "Uma Homenagem à Carlos Maximiliano: 85 anos de lançamento do livro Hermenêutica e Aplicação do Direito".
O trabalho é uma realização do Grupo de Estudos Pedras do Direito que conta com 39 acadêmicos do curso de Direito, sob a coordenação do professor e advogado Alessandro Buarque Couto.
Este é o segundo livro lançado pelo grupo- o primeiro foi "Estudo do Art. 5o da Constituição Federal: Homenagem aos 20 Anos"- , formado no segundo semestre de 2008, que tem o intuito de desenvolver debates e dinãmicas sobre diversos ramos do Direito. Nesta publicação, são 14 artigos, em mais de 100 páginas, cujoconteúdo está focado na atualidade dos ensinamentos da obra "Hermenêutica e Aplicação do Direito", publicado em 1924 pelo doutrinador Carlos Maximiliano.
Texto: Suyene Correia

segunda-feira, 25 de maio de 2009

"Sicko" será exibido e debatido no Cinemark

No próximo sábado, a partir das 8h30, no Cinemark do Shopping Jardins, acontece a exibição do filme “Sicko- S.O.S Saúde” do diretor americano, Michael Moore, seguido de um debate com professores da Faculdade de Sergipe (FaSe) e profissionais da área de Saúde e de Direito.
O evento faz parte do Projeto Cine Debate- idealizado pela produtora Cine Vídeo e Educação- Ações Culturais com o apoio do Cinemark- e que, agora, conta também com a adesão da FaSe. O foco central do projeto é a articulação do conhecimento científico e o cinema.

Nesse contexto, visa trabalhar filmes, curtas-metragens e documentários cujas temáticas versem sobre diferentes temas. O debate acontecerá com os estudantes dos cursos de Direito, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia da FaSe e profissionais especializados da área de Direito e Saúde.

“Nosso objetivo é provocar uma discussão em torno da ideia de saúde e os limites entre a gestão pública e privada da mesma. O documentário será exibido em duas salas, simultaneamente e, logo após, teremos um debate com diferentes profissionais”, explica Maria de Fátima Lima Santos, Profa. Mestre em Antropologia e organizadora do evento.

Para quem desconhece, em “Sicko- S.O.S Saúde” Michael Moore discute o sistema de saúde no mundo, denunciando a máfia da indústria farmacêutica, dos planos de saúde e do sistema de assistência médica sem "a culpa no cartório" dos políticos cujas campanhas, como a de Hillary Clinton, são financiadas por conglomerados farmacêuticos.
O filme é panfletário e o diretor maniqueísta, mas nem por isso dever ser deixado de lado, já que as discussões sobre os filmes de Moore são sempre bem acaloradas. Questionamentos sobre a quem compete a gestão da saúde ou onde estão os limites entre uma saúde pública e a privatização da saúde, devem permear o debate.

O ingresso para o Cine Debate custa R$ 3,50 e pode ser adquirido na Faculdade de Sergipe, através da organização do evento.

Foto: Reprodução do cartaz do filme

Texto: Suyene Correia

sexta-feira, 22 de maio de 2009

I Concurso de Cordel do Portal JC

Estão abertas, a partir do dia 26 de maio, as inscrições para o I Concurso de Cordel promovido pelo Portal do Jornal da Cidade. Foi pensando na valorização a poesia popular, que o Portal JC, lançou o concurso que vai premiar o autor do cordel mais original e criativo com uma assinatura anual do Jornal da Cidade.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho e os interessados podem enviar seu trabalho com o tema "São João em Sergipe, retado de bom" para o e-mail promocoes@jornaldacidade.net
Os concorrentes devem escrever o folheto em forma rimada, seguindo as estruturas tradicionais do cordel, no que se refere aos padrões de estrofe (sextilhas, septilhas e décimas), métrica e rima. As estrofes devem respeitar a forma seguinte: 32 sextilhas ou septilhas (4 por página) ou 16 décimas (2 por página). O resultado será divulgado no dia 23 de junho.
Cada participante só poderá inscrever um trabalho. Além da assinatura anual, o JC oferecerá uma matéria no Caderno de Variedades contando a vida artística do cordelista vencedor.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por jornalistas do JC e por um cordelista profissional de Sergipe.

REGULAMENTO:
1. Os interessados devem enviar seus trabalhos com o tema "São João em Sergipe, retado de bom" para o e-mail promocoes@jornaldacidade.net ou via correios para Av. Antonio Cabral, 1.069, B. Industrial, Aracaju/SE, CEP 49.065-090 ou na portaria do Jornal da Cidade (mesmo endereço do envio por correio) até o dia 15 de junho seguindo as estruturas tradicionais do cordel. Todos os trabalhos deverão ter as informações pessoais: Nome, RG, Endereço, Telefone e E-mail.
2. A participação nesta promoção é restrita a pessoas residentes em Aracaju.
3. O participante é o único responsável pela correta digitação de seus dados no portal. Dados preenchidos incorretamente ou incompletos não serão considerados e podem implicar na eliminação do participante.
4. É vedada à participação de funcionários do Jornal da Cidade e Portal JC e de seus parentes até segundo grau, assim como de quaisquer outras pessoas e empresas envolvidas na organização desta promoção.
5. A validade desta promoção é conforme especificado na página das promoções.
6. O prêmio da promoção restringe-se ao especificado na página das mesmas. Qualquer gasto adicional com transporte, alimentação, etc, é de responsabilidade do vencedor.
8. O ganhador será definido mediante a avaliação do seu trabalho por uma comissão julgadora formada por jornalistas do JC e por um cordelista profissional de Sergipe.
9. O prêmios é individual e intransferível. Em hipótese alguma o vencedor poderá trocá-lo ou recebê-lo em dinheiro.
10. O nome do ganhador será divulgado na página da promoção e no Jornal da Cidade no dia 23/06/09.
11. O ganhador será informado por telefone e e-mail sobre os procedimentos e prazos para retirada do prêmio.
12. Em caso de suspeita de fraude o participante será automaticamente desclassificado.
13. A simples participação neste concurso implica total conhecimento e aceitação deste regulamento.
14. Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível pela comissão julgadora.
15. O vencedor e seu(s) acompanhante(s) autorizam, desde já, a veiculação de seus nomes, imagens e sons de voz na divulgação do concurso e seu resultado bem como para utilização dos mesmos em: fotos, cartazes, filmes, spots em qualquer tipo de mídia e peças promocionais para a divulgação da conquista do prêmio ou em quaisquer outros suportes e/ou meio de transmissão com ou sem provedor, sem que o Portal JC tenha que fazer qualquer pagamento para tanto.
16. Para outras informações, entre em contato pelo e-mail leitor@jornaldacidade.net

terça-feira, 19 de maio de 2009

Galeria J. Inácio abriga "Viés"




Viés. Esse é o nome da exposição que será aberta amanhã, a partir das 19h30, na Galeria J. Inácio (hall da Biblioteca Epifânio Dória).


A coletiva reúne 40 trabalhos de oito artistas visuais e comunicólogos, oriundos do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Cultura & Criação, da Rede EAD SENAC. Entre eles, a escriba que vos escreve e participa com três fotografias abstratas e duas figurativas.


O visitante também irá se deparar com pinturas, instalações e colagens, num fluxo de idéias que tem um mesmo objetivo: instigar o espectador.


Coordenada pela Profa. M. Sc. Mônica Scarpat Zandonadi, a exposição "Viés" conta com as participações de Nei Alves, Ronaldson, Vilma Rebouças, Alessandro Santana, Luciana Almeida, Luiz Bomfim, Mateus Lopes, e a vossa blogueira. Ela fica em cartaz até o dia 06 de junho na galeria J. Inácio e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h. O acesso é gratuito.

Texto: Suyene Correia
Foto 1: "Ectoplasma" de Björk é um dos meus trabalhos presente na exposição
Foto 2: Ronaldson participa com algumas colagens como “Uma Janela Para a Terra”

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Quase 20 anos depois, chega "Orlando"

Foi quase uma eternidade a minha espera, aguardando há exatos 17 anos para que fosse lançado em DVD, o filme "Orlando- A Mulher Imortal". Assisti nos idos da década passada, em VHS, graças à preocupação de Ivan Valença, em fazer a clientela da Super Video Locadora feliz.

Explico: o jornalista e proprietário da locadora não media esforços para colocar nas prateleiras da locadora, os filmes mais cults e "cabeça" de que já se tinha ouvido falar. Com "Orlando" foi assim.

Apesar do subtítulo infame em português ( "entregando o ouro para o bandido", logo de cara) não relutei em assiti-lo. Um filme para mim, totalmente desconhecido em vários aspectos: a atriz Tilda Swinton nem de longe, tinha o respaldo que tem hoje, após o Oscar de Coadjuvante por "Conduta de Risco" (2008), além do que não conhecia a filmografia de Sally Potter e nem a obra homônima de Virgínia Woolf, de onde o roteiro foi adaptado.


Mesmo assim, me arrisquei. Aluguei o filme, tendo em vista a história inusitada, e não me arrependi. Sempre quis ter na estante, a história do carismático e jovem nobre inglês Orlando, protegido da Rainha Elizabeth I, de quem recebe uma rica propriedade. Após a morte da Rainha, ele se apaixona perdidamente por Sasha, uma princesa russa que logo o abandona.


Após uma desastrosa incursão pelo mundo da poesia e seguindo o seu destino de homem, Orlando se vê em meio a uma violenta guerra. Reluntante entre matar ou morrer, resolve mudar de sexo.


Retornando como mulher aos salões de Londres numa época violenta e opressora, Orlando depara-se diante de outro dilema casar ou perder seus bens. É uma viagem no tempo avassaladora, em que 400 anos de história são resumidos magistalmente em 90 minutos.


A atriz inglesa, Tilda Swinton, com sua peculiar androgenia, está perfeita no papel. E a trilha sonora, permeada por composições de Händel é outro trunfo.
Obrigatório em qualquer coleção!!!



Texto: Suyene Correia
Foto: Capa do DVD, lançado pela Platina Filmes

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O Coração do Jardim de Inverno

Eu já era para discutir sobre isso há alguns dias aqui no blog, mas como este mês estou trabalhando os três turnos, falta tempo, às vezes, para um relax e um momento inspirado para escrever.
Mas vamos ao assunto: vocês já repararam, como daqui a pouco, não veremos mais aquele belo jardim de inverno construído no coração do Shopping Jardins. O shopping vem a cada dia ou temporada (para não ser tão exagerada) reduzindo os espaços ditos saudáveis e se preocupando com o capital.
Nada contra abrir novas frentes de trabalho, ampliar as opções de compra para o cliente, mas aliado a isso, tem que se olhar com carinho, para o grau de conforto oferecido para quem visita o centro comercial. Conheço várias pessoas que não gostam de andar por ali, por conta de um excesso de pessoas, num espaço de circulação acanhado.
Com se não bastasse a parcial oclusão da bela vista que era oferecida pelo jardim de inverno a quem trafegava pelo lado da Imaginarium, agora, para circular pelos corredores do referido shopping, é preciso muito jogo de cintura, para não colidir com carrinhos de supermercado, carrinhos de limpeza, e o público em geral.
A cada 10 metros, um quiosque. E pouco importa se quem está passeando, tenha que andar num verdadeiro labirinto de expositores.
É por isso que prefiro o Riomar. Mas como não posso deixar de visitar algumas lojas específicas do Jardins (as Lojas Americanas, em especial) continuo transitando por aquele emaranhado de concreto e cada dia mais sem vida. O coração do Jardim de Inverno parece começar a dar sinais de falência. Uma pena!!!

texto: Suyene Correia

segunda-feira, 11 de maio de 2009

U.T.rIso Ganha Exposição Fotográfica




Nesta quarta-feira, a partir das 20h, no Espaço Cultural Yágizi, será aberta a exposição "Imagem da Sintonia Humana" do fotógrafo José Aquino. Ao todo, são 31 fotografias em preto-e-branco, tiradas por Aquino ao longo de 16 meses, em que ele retrata a relação de total sintonia entre os pacientes da Oncologia Pediátrica do Hospital Governador João Alves Filho e os palhaços da U.T.rIso.
Formado por Fátima Basto (Dra. Risoleta), Everton Batista (Cybaleno), Flávio Porto (Dr. Gasturinha) e Mariana Salerno (Dra. Mariluca), o grupo atua há dez anos no Estado e seu trabalho explorando a técnica do clown, é reconhecido pelos precursores no Brasil- os Doutores da Alegria.
O que deverá chamar a atenção do visitante na mostra fotográfica- que contará com o lançamento do catálogo, no vernissage- são os momentos de descontração que os “doutores do riso” proporcionam às crianças, afastando-as, mesmo que temporariamente, do universo da dor e da limitação.
A exposição prossegue até o dia 02 de junho, no Espaço Cultural do Yázigi (rua Vereador João Calazans, 494- 13 de Julho) e pode ser visitada de terça-a sexta-feira, das 14 às 20h.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Dança ao som de Pixinguinha

Hoje e sábado, a partir das 21h, no Teatro Tobias Barreto acontece a apresentação do espetáculo “Choros e Valsas - Um Tributo a Pixinguinha” com a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói/RJ. O evento faz parte de mais uma edição do Projeto Palco Giratório, patrocinado pelo Departamento Nacional do SESC.
Contando com um corpo de 16 bailarinos, “Choros e Valsas” fala sobre profundidades, sobreposições de emoções, tendo como pano de fundo, 16 canções do mestre, que fazem explodir as memórias guardadas nos corpos, revelar emoções e sensações intimista de cada um.
“O corpo abriga memórias e a dança faz explodi-las. Penso que o espetáculo, seja um grande mosaico de impressões emocionais causadas pelo encontro da música pulsante, popularmente erudita de Pixinguinha e um corpo apenas a espera de ser tocado. Agucem seus sentidos!”, sugere o diretor da Companhia, Roberto Lima.
Os ingressos para o espetáculo estão à venda na bilheteria do teatro e nas centrais de atendimento do SESC, ao preço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) – comerciários, estudantes, idosos e professores. Mais informações pelo telefone: 3216-2737.

sábado, 2 de maio de 2009

Sérgio Alpendre encerra curso de Crítico de Cinema no NPDOV

Terminou na noite de ontem, no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) o curso de Crítico de Cinema, ministrado pelo crítico dos sites Cineclick e Contracampo, Sérgio Alpendre. O paulista, durante os últimos cinco dias, instigou os cerca de 40 participantes, a apreciarem o cinema do início do século passado- exibindo trechos de "O Nascimento de uma Nação" de D. W. Griffith, " Viagem à Lua" de George Méliès, "Intolerância" de Griffith, entre outros das décadas subsequentes.
O ápice do curso foi a exibição de "Rito de Amor e de Morte" de Yukio Mishima, "O Terror das Mulheres" de Jerry Lewis e de trechos de "Purgatório Heróica" de Yoshishige Yoshida e de um filme de Kenji Mizoguchi (que não lembro o nome agora).
Sérgio, inclusive, fez uma campanha a favor do diretor japonês Mizoguchi, que ele considera o melhor de todos os tempos.
Não sei para que ele exibiu na íntegra "O Rei do Baralho" de Bressane...Houve uma evasão geral da sala e eu fui a primeira a me retirar, após 15 minutos de projeção.
O que é aquilo? Para mim, cinema da pior qualidade, mas tem quem goste e a gente precisa respeitar. Alpendre exibiu, na verdade, para ver nossa reação de repúdio. E conseguiu.
No mais, valeu a pena essas 20 horas de contato com o paulista que em muito não combina comigo em gosto cinematográfico. Gosto muito de "Réquiem Para Um Sonho", "Foi Apenas Um Sonho", "Casa Vazia", "Linha de Passe", "Faca na Água" e ele, não.
Fazer o quê? Somos todos (des) iguais.
Valeu Sérgio por abrir minha mente, mais e mais para o cinema que tanto amo. E que o NPDOV invista em mais cursos como este.

Texto: Suyene Correia