segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"OS GÊNIOS" GEMEOS NA FAAP




Mais conhecido como OSGEMEOS, Otávio e Gustavo Pandolfo, bem que poderiam receber a alcunha também de OSGÊNIOS. Sua exposição "Vertigem", montada no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), na capital paulista, é de impressionante magnetismo. Até o dia 13 de dezembro, este universo onírico infinito pode ser conferido de perto. Mas antes é bom preparar o espírito.

A sensação que se tem, ao entrar no museu de forma circular, é que não teremos fôlego para registrar tanta informação. A cada passo que se dá, personagens fantásticos, de uma dimensão inimaginável, aparecem pintados em caixas de madeira, portas, janelas, todo tipo de suporte. Ao mesmo tempo que são puro sonho, são também realidade.

Realidade dali, do beco da esquina, da zona periférica urbana, do interior nordestino com suas cores mais berrantes. A afinidade que  OSGÊMEOS têm com esse universo, aparentemente tão distante deles, é contagiante. Há uma pesquisa ali, um alicerce teórico ou talvez, não. Mas sem dúvida nenhuma, a intuição, o feeling dos dois é que predomina.


Quando folheia-se o catálogo da exposição - que traz muito mais trabalhos que os presentes na exposição "Vertigem"- dá para perceber até onde consegue ir a imaginação da dupla. Ou seria impossível delimitar isso?
Ali, abre-se um mundo fantástico e lindamente inspirado que brota das mentes da dupla, que conseguiu transpor as barreiras das instituições artísticas fechadas (como museus e galerias seletas) e mostrar sua arte de rua (Grafite) num novo contexto.

Há uma mescla de ingenuidade, humor, tristeza e esperança nos olhares de seus personagens "cabeçudos" (que lembram de uma certa forma, alguns "cabeça-chatas" de Eurico Luiz) e é dessa mistura de sentimentos num só olhar que está a genialidade dos Pandolfo.

Se eu já não tinha dúvidas sobre a competência de ambos, só acompanhando as matérias da mídia, depois de ver tudo aquilo de perto, é incontestável minha admiração. Tanto assim, que um dia depois de visitar a exposição na FAAP, tive a oportunidade de conhecê-los pessoalmente num evento organizado pela revista DASARTES, na Pinacoteca, que reuniu alguns nomes da arte de grafitar

Pena que não deu tempo para vê-los falar (tinha que marcar presença no encerramento da Mostra de Cinema), mas valeu o registro da foto dos dois, na mesa redonda. Sucesso, garotos!! Vocês já foram longe demais...mas, e há limites para cabeças geniais ?

Texto: Suyene Correia

Legenda das Foto 1 e 2: Universo onírico d'  OSGÊMEOS

Legenda da Foto 3: A dupla em evento promovido pela revista DASARTES, na Pinacoteca, na quinta-feira passada (crédito: Suyene Correia)

Um comentário:

Unknown disse...

PUTZ! demaisss mesmo! explodiu o CCBB quando estava no Rio com certeza repetindo o sucesso em sampa, fantastico, parabens pelo catálogo no rio não durou nada, foi disputado a tapas huaauhahuahuahua