quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Curta-SE 9 Oferece Oficina de Conteúdos Digitais

A 9ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE 9) promoverá a oficina de Conteúdos Digitais - Rádio e Vídeo, que será realizada entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, das 9h às 17h na Casa Curta-SE. Os interessados deverão se inscrever até amanhã, entre às 9h e às 17h na sede da instituição, localizada à rua Teixeira de Freitas, 175, bairro Salgado Filho. As inscrições são gratuitas e serão disponibilizadas 10 vagas. Os candidatos deverão ter experiência em Audiovisual. Mais informações pelo telefone 3302-7092.

A idéia é elaborar de forma coletiva a comunicação on-line do festival por meio da Rádio Amnésia e Web TV Curta-SE. Nesse caso, a TV poderá produzir e transmitir o vídeo editado, criando uma dinâmica de demonstração de software para o aluno adquirir uma noção tanto em técnica quanto em linguagem. Para tal, apenas softwares livres serão utilizados em todas as etapas do processo.

Um dos ministrantes será o bacharel em Comunicação Social José Balbino. Ele implementou a rádio em linha modulada da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O workshop também contará com a participação do comunicólogo e colaborador das Rádios Cidadão Comum e Amnésia, Ricardi Ruiz, e da artista multimídia Cristina Llanos, especializada em trabalhos colaborativos utilizando linguagens diversificadas como vídeo, performance, intervenções urbanas e produção gráfica e web. Para tal, ela tem utilizado ferramentas livres e publicando tutoriais em Licença Pública Geral (GPL) na Internet.

Realizado entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro nas cidades de Aracaju, Estância e Laranjeiras, o Curta-SE 9 conta com o patrocínio da Petrobras e com o apoio cultural do BNB, Cinemark, Banese e Governo de Sergipe. O festival tem também o apoio de Figuras em Trânsito, Cultura Viva, Alfama Web, Pipa Nativa, Sincrônica Trilhas, Estúdios Quanta, Prefeituras Municipais de Estância e de Laranjeiras, Sociedade Semear, Sebrae/SE, Aruanã Eco Praia Hotel, Cinerama Brasilis, Brasil Filmes, ComSenso Comunicação, ABD Nacional, ABD/SE, Emsetur, Fórum dos Festivais, FICC, Prefeitura Municipal de Aracaju, Fundação Augusto Franco, Torre do Mar, Infographics, Superlux, CNCB, Impacto Comunicação. A promoção é do Jornal da Cidade, Folha de São Paulo On-line, Canal Brasil, Zoom/TV Cultura, Revista do Cinema Brasileiro, TV Alese e Infonet.

Texto: Ieda Tourinho

Nenhum comentário: