segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Treze Paulistas, Cinco Cariocas e o Restante do Brasil

Alô sergipanos que, como eu, se inscreveram no Concurso Nacional de Fotografia Consigo 2009, cujo tema desse ano foi "Poesia da Luz". Tirem seu 'cavalinho da chuva' (eu já tirei o meu há três dias), porque nenhum sergipano, nem alagoano, nem baiano, nem mineiro, amazonense, paraense, capixaba e assim vai, teve seu trabalho selecionado entre os 30 finalistas.

Ao todo, juntando as categorias Fotojornalismo, Eventos e Livre (dez fotos em cada categoria), treze fotografias foram de paulistas, cinco de cariocas e o restante dividido entre pernambucanos (três), maranhenses (duas), catarinenses (duas), cearenses (duas), potiguar (uma), brasiliense (uma) e goiano (uma).

A decepção veio não só com a concentração de praticamente 2/3 dos selecioonados no Eixo Rio-São Paulo, mas também por certas fotos que passaram pelo crivo do júri, e que na minha opinião, deixaram muito a desejar com relação ao Tema e à contextualização (um dos requisitos avaliados, juntamente com a técnica e plástica).

Não digo que alguma das minhas cinco fotos enviadas (duas na categoria Livre e três em Eventos) seria a vencedora, mas uma menção honrosa, tinha certeza que poderia alcançar, principalmente com um registro que fiz do Grupo Imbuaça em seu mais novo espetáculo.

Infelizmente, não posso publicá-las aqui, por enquanto, já que pretendo participar de outros concursos e muitos deles exigem o ineditismo da foto. A posteriori, divulgarei as imagens para os visitantes fazerem suas apreciações.

Por enquanto, quem quiser conferir os selecionados do Concurso Nacional de Fotografia Consigo 2009, basta acessar www.consigo.com.br/concurso Façam suas próprias avaliações e eu, já me preparo para o próximo desafio. Dessa vez, quem sabe, eu Consigo ?

Texto: Suyene Correia

Nenhum comentário: