sábado, 29 de agosto de 2009

Onde está o bairrismo dos sergipanos???

Pois é, já viu 'santo de casa fazer milagre'?? Senão vejamos: grupos de teatro desconhecidos ou mesmo com alguns atores conhecidos do público vêm se apresentar por aqui, cobrando preços um tanto salgados e o teatro enche.
Agora, quando um grupo daqui, como o do Mamulengo de Cheiroso se apresenta no Teatro Tobias Barreto, com dois espetáculos bem montados ("O Figo da Figueira" e "Festança com Mestre Cheiroso", apresentados, respectivamente, dia 15 e 29 de agosto), a gente olha para um lado e para o outro e só vê cadeira vazia.
E a pergunta fica no ar: será que é porque o grupo é local, que o público não prestigia???
Respondo com toda a certeza: sim. Afinal de contas, recentemente, vieram outros espetáculos de fora, como "A Pequena Sereia" e "O Mundo Mágico do Mickey" que praticamente lotaram as dependências do teatro.
E olha, que aqui (neste caso), quem tem poder de decisão são os pais. Nenhum guri sai de casa para comprar seu ingresso na bilheteria do teatro, nem se dirige prá lá sozinho. Aqui, a ignorância é de quem deixa de prestigiar um espetáculo local, onde são enaltecidos nossos valores, nossa cultura e tradições.
O trabalho que o Mamulengo de Cheiroso desenvolve há 31 anos é de nível e merece o reconhecimento dos sergipanos, sejam eles políticos, profissionais liberais, estudantes, acadêmicos. As crianças deveriam ter a chance de conhecer esse mundo mágico da manipulação de bonecos, as histórias engraçadas que os bricantes têm para contar, bem como as histórias de formação dos grupos populares.
É um pouco dessa história que o Mamulengo do Cheiroso oferece a quem quer experenciar. Pena que a maioria, não saiba nem o que é um MAMULENGO.

Texto: Suyene Correia

2 comentários:

Fátima Lima disse...

Para mim o " Mamulengo Cheiroso" representa um retorno mítico às nossas origens e as múltiplas possibilidades de ser sergipano; um encontro com a dimensão folclórica, espaço rico para compreensão das identidades ... Pena que minha sobrinha, infelizmente uma criança tomada pelas diversões infantis globais, não tenham se deliciado como a tia... Excelente registro o seu ..

Laranjeiras: "Um museu à céu aberto" disse...

É isso aí Suyene! Temos brilhantes artistas e grupos com muito talento. Mas, a pessoas não dão valor ao que é local. É como se nada que fosse daqui prestasse.
Acho muito legal o trabalho do Mamulengo e torço pra que continue assim, e espero que as pessoas revejam o quanto é importante valorizar nossos artistas.

Até logo!