sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sessão Notívagos Dedicada aos Fãs dos Mutantes

Para o público acostumado a passar a madrugada no cinema, por conta das Viradas Cinematográficas, a Sessão Notívagos serve como um aperitivo, já que a exibição do filme é única e após a projeção, rola o som de uma banda no hall do cinema.
Amanhã, à noite, a partir das 23h55, no Cinemark do Shopping Jardins, tem mais uma dessas sessões idealizadas pelo produtor cultural Roberto Nunes (o mesmo do Cine Cult), dessa vez com o documentário “Loki- Arnaldo Baptista” e apresentação da banda sergipana Plástico Lunar.

Assisti a esse filme no ano passado, dentro da programação da 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e confesso que fiquei surpresa com a tietagem demonstrada pelo público presente no Unibanco Arteplex. Não morro de amores pelos Mutantes, ainda que reconheça a importância da banda para a história da música brasileira, mas tenho que admitir que o documentário dirigido por Paulo Henrique Fontenelle é bem feito, revelador em alguns momentos e saudosista até a última instância.


Em “Loki”, primeiro longa-metragem produzido pelo Canal Brasil, acompanhamos a trajetória artística de Arnaldo Baptista- fundador dos Mutantes- através de depoimentos do próprio cantor e compositor, dos ex-integrantes da banda, críticos musicais e admiradores do som que marcou época. Nesta cinebiografia é possível conferir passagens da vida de Arnaldo desde a infância, passando pela fase de maior sucesso como líder dos Mutantes, pelo casamento com a cantora Rita Lee e, depois, a separação.
O filme mostra também a depressão que devastou sua vida após o fim do grupo e que o levou a tentar o suicídio, sua carreira solo, a reaproximação com o irmão e integrante dos Mutantes Sérgio Dias, culminando com a volta da banda em 2006 (com Zélia Duncan no lugar de Rita Lee) e com o show em homenagem à Tropicália realizado no Barbican Center, em Londres.

É bem verdade, que senti falta da versão de Rita Lee, nesta história toda, mas como as ‘feridas’ parecem estar abertas, sua presença foi descartada da lista de depoentes. Só vemos a cantora em imagens de época dos shows dos Mutantes, na década de 60. Mas essa deficiência é compensada pela boa trilha-sonora, repleta de clássicos da banda formada em 1966, como ‘Qualquer Bobagem’, ‘Ando Meio Desligado’, ‘Balada do Louco’, ‘Panis et Circenses’, algumas delas em versões raras, além de músicas da primeira banda de Arnaldo Baptista, O’Seis; de sua carreira solo; e de outros projetos idealizados pelo compositor.


Atualmente, Arnaldo Baptista mora com a esposa Lucinha Barbosa em Juiz de Fora (MG). Lá, ele se dedica à pintura como uma forma de terapia, ainda que não tenha deixado a música totalmente de lado, tocando piano, teclado e baixo.


Logo após a exibição do documentário, a Plástico Lunar (que tem forte influência do som dos Mutantes) se apresenta no hall do Cinemark, tocando um repertório baseado no CD “Coleções de Viagens Espaciais” lançado este ano. Os ingressos para a Sessão Notívagos estão à venda na bilheteria do Cinemark do Shopping Jardins, ao preço de R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).


Texto: Suyene Correia


Foto: Arnaldo Baptista, fundador dos Mutantes, em sua casa no interior mineiro

Nenhum comentário: