quinta-feira, 23 de julho de 2009

Clássicos do Cinema Nacional Serão Digitalizados


Grande parte dos filmes estrelados por artistas brasileiros, consagrados na década de 50, como Oscarito, Grande Otelo, Zé Trindade e Dercy Gonçalves serão digitalizados e estarão à disposição do público até o final deste ano.

A divulgação gratuita do material será possibilitada porque o Ministério da Cultura adquiriu todo o arquivo da extinta Companhia Atlântida Cinematográfica. Entre o acervo, estão filmes de longa e curta metragem, documentos de época, cinejornais e fotos. A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, instituição vinculada ao MinC, vai ficar responsável pela restauração, digitalização, preservação e divulgação do material.
“Essa aquisição vai garantir uma maior acessibilidade a elementos audiovisuais importantes para a história do cinema brasileiro”, afirmou a diretora adjunta da Cinemateca, Patrícia de Filippi. Ela também lembrou que a iniciativa faz parte de uma política inovadora do MinC que visa divulgar de maneira não comercial filmes e fotos desse período.

A Cinemateca Brasileira já possui o maior acervo de imagens em movimento da América Latina, são cerca de 200 mil rolos de filmes, que correspondem a 30 mil títulos. Com a aquisição do material da Companhia Atlântida a instituição pretende reforçar seu acervo e aumentar ainda mais a divulgação e o acesso aos conteúdos audiovisuais tipicamente brasileiros, afirmou a diretora adjunta.

O conteúdo, a ser digitalizado, será incluído no Programa Banco de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros, que já foi iniciado e tem orçamento estimado de R$ 30 milhões para o período de 2008 a 2010. No ano de 2008, o MinC alocou R$ 5 milhões para o projeto.

Nenhum comentário: