segunda-feira, 25 de maio de 2009

"Sicko" será exibido e debatido no Cinemark

No próximo sábado, a partir das 8h30, no Cinemark do Shopping Jardins, acontece a exibição do filme “Sicko- S.O.S Saúde” do diretor americano, Michael Moore, seguido de um debate com professores da Faculdade de Sergipe (FaSe) e profissionais da área de Saúde e de Direito.
O evento faz parte do Projeto Cine Debate- idealizado pela produtora Cine Vídeo e Educação- Ações Culturais com o apoio do Cinemark- e que, agora, conta também com a adesão da FaSe. O foco central do projeto é a articulação do conhecimento científico e o cinema.

Nesse contexto, visa trabalhar filmes, curtas-metragens e documentários cujas temáticas versem sobre diferentes temas. O debate acontecerá com os estudantes dos cursos de Direito, Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia da FaSe e profissionais especializados da área de Direito e Saúde.

“Nosso objetivo é provocar uma discussão em torno da ideia de saúde e os limites entre a gestão pública e privada da mesma. O documentário será exibido em duas salas, simultaneamente e, logo após, teremos um debate com diferentes profissionais”, explica Maria de Fátima Lima Santos, Profa. Mestre em Antropologia e organizadora do evento.

Para quem desconhece, em “Sicko- S.O.S Saúde” Michael Moore discute o sistema de saúde no mundo, denunciando a máfia da indústria farmacêutica, dos planos de saúde e do sistema de assistência médica sem "a culpa no cartório" dos políticos cujas campanhas, como a de Hillary Clinton, são financiadas por conglomerados farmacêuticos.
O filme é panfletário e o diretor maniqueísta, mas nem por isso dever ser deixado de lado, já que as discussões sobre os filmes de Moore são sempre bem acaloradas. Questionamentos sobre a quem compete a gestão da saúde ou onde estão os limites entre uma saúde pública e a privatização da saúde, devem permear o debate.

O ingresso para o Cine Debate custa R$ 3,50 e pode ser adquirido na Faculdade de Sergipe, através da organização do evento.

Foto: Reprodução do cartaz do filme

Texto: Suyene Correia

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada pela divulgação que sempre é mais do que simplesmente uma divulgação no seu blog.Sempre contempla algo mais.A nós, leitores,possibilita a atualidade na pauta dos acontecimentos na cidade, sem falar nas reflexões inteligentes e ousadas...

Fátima Lima