sexta-feira, 15 de maio de 2009

Quase 20 anos depois, chega "Orlando"

Foi quase uma eternidade a minha espera, aguardando há exatos 17 anos para que fosse lançado em DVD, o filme "Orlando- A Mulher Imortal". Assisti nos idos da década passada, em VHS, graças à preocupação de Ivan Valença, em fazer a clientela da Super Video Locadora feliz.

Explico: o jornalista e proprietário da locadora não media esforços para colocar nas prateleiras da locadora, os filmes mais cults e "cabeça" de que já se tinha ouvido falar. Com "Orlando" foi assim.

Apesar do subtítulo infame em português ( "entregando o ouro para o bandido", logo de cara) não relutei em assiti-lo. Um filme para mim, totalmente desconhecido em vários aspectos: a atriz Tilda Swinton nem de longe, tinha o respaldo que tem hoje, após o Oscar de Coadjuvante por "Conduta de Risco" (2008), além do que não conhecia a filmografia de Sally Potter e nem a obra homônima de Virgínia Woolf, de onde o roteiro foi adaptado.


Mesmo assim, me arrisquei. Aluguei o filme, tendo em vista a história inusitada, e não me arrependi. Sempre quis ter na estante, a história do carismático e jovem nobre inglês Orlando, protegido da Rainha Elizabeth I, de quem recebe uma rica propriedade. Após a morte da Rainha, ele se apaixona perdidamente por Sasha, uma princesa russa que logo o abandona.


Após uma desastrosa incursão pelo mundo da poesia e seguindo o seu destino de homem, Orlando se vê em meio a uma violenta guerra. Reluntante entre matar ou morrer, resolve mudar de sexo.


Retornando como mulher aos salões de Londres numa época violenta e opressora, Orlando depara-se diante de outro dilema casar ou perder seus bens. É uma viagem no tempo avassaladora, em que 400 anos de história são resumidos magistalmente em 90 minutos.


A atriz inglesa, Tilda Swinton, com sua peculiar androgenia, está perfeita no papel. E a trilha sonora, permeada por composições de Händel é outro trunfo.
Obrigatório em qualquer coleção!!!



Texto: Suyene Correia
Foto: Capa do DVD, lançado pela Platina Filmes

Nenhum comentário: