quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

"O Leitor" merece ser visto e lido


Quem ainda não assistiu ao filme "O Leitor", em cartaz no Cinemark, vale a pena sair de casa, enfrentar a dificuldade de estacionar o carro no Shopping e a fila da pipoca. O filme, que agora só fica com duas sessões noturnas diárias, está sendo muito elogiado pela crítica e público. E com razão!!!
Mérito de Stephen Daldry, que depois de despontar com "Billy Elliot" (2000) e "As Horas" (2002), chega à sua terceira indicação ao Oscar de Melhor Diretor. Daldry sabe como ninguém dirigir jovens atores- como Jamie Bell em "Billy Elliot" e Claire Danes em "As Horas"- e agora, o alemão David Kross, na pele de Michael Berg.
Mas também, devido à grande experiência com o teatro, sabe extrair dos atores mais tarimbados -Julie Walters e Gary Lewis em "Billy Elliot"; Meryl Streep, Nicole Kidman e Ed Harris em "As Horas" e agora, Kate Winslet, Ralph Fiennes e Lena Olin no seu mais recente trabalho- interpretações acima do padrão 'ótimo', levando quase sempre um ou outro a concorrer ao prêmio máximo de interpretação no Oscar.
Em "O Leitor"- baseado no romance de Bernhard Schlink, que pode ser encontardo na Livraria Escariz, ao preço de R$ 30- acompanhamos o envolvimento da solitária Hanna (Kate Winslet) com o adolescente Michael Berg (David Kross). O romance dura apenas um verão, mas tempo suficiente para marcar suas vidas para sempre. Ela o abandona, sem dar nenhuma explicação.
Anos mais tarde, os dois irão se encontrar em situações adversas: ele é um estudante de direito que vai a um julgamento e se depara com Hanna, como ré. Ela, que poderia abrandar sua pena, se revelasse um segredo, não o faz. Michael acha estranho seu comportamento, embora, não faça nada para tirar sua ex-amante de situação mais complicada.
Décadas depois, ele termina tomando uma atitude singular, que se não espanta sua culpa na omissão, tenta amenizá-la. Um filme para ser visto e revisto. De preferência, lendo o livro logo após.

Foto: divulgação

Texto: Suyene Correia

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeito esse filme e a atuação dela:

Falo dele aqui:
http://direitocomum.wordpress.com/


bjos
;)