quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Lirinha no Teatro do Oi Futuro

Fiquei surpresa ao receber um e-mail do Oi Futuro, com a divulgação do espetáculo Mercadorias e Futuro que fica em cartaz durante este mês, na sede da instituição no Rio de Janeiro. A surpresa foi por conta de saber que o responsável pelo texto, direção e interpretação é nada mais, nada menos do que José Paes de Lira, mais conhecido como Lirinha, vocalista do Cordel do Fogo Encantado.
Não que ele tenha deixado a música de lado, mas depois que começou o relacionamento com a atriz Leandra Leal, que assina a produção do espetáculo, juntamente com Helena Sroulevich, sua verve teatral parece ter sido reacesa.
Mercadorias e Futuro mais do que teatro, é uma performance que une texto, som, luz e improviso, falando sobre arte e negócio, como trabalhar e ganhar dinheiro. A peça narra a história de Lirovsky, um vendedor delivros, que inventou uma máquina-carrinho que o ajuda a desenvolver seu ofício. A princípio não parece uma estória original, resta saber como o texto é desenvolvido em cena.
Triste é saber que o espetáculo já passou por oito capitais brasileiras e mesmo Aracaju tendo recebido tão bem o Cordel do Fogo Encantado por diversas vezes no Forró Caju, nem de longe se ouviu falar na possibilidade da peça aportar por aqui. É o Estado ficando de fora mais uma vez do roteiro cultural brasileiro... Lastimável!
Texto: Suyene Correia

Nenhum comentário: