domingo, 8 de fevereiro de 2009

Circo Atari: Exemplo de Resistência












Fui há uma semana conhecer o Circo Atari, até então, montado no trevo que dá acesso à Praia do Abaís (SE). Lá chegando, deparei-me com uma estrutura acanhada, sabe Deus como aquilo tudo ainda funcionava, tamanho era o desgaste da lona e de outros acessórios que compunham seu esqueleto.

Mas há de se frisar, que o circo em si, não põe em risco a vida do público pagante. Talvez, os integrantes da Família Gomes que se apresentamm no picadeiro, é que corram algum perigo. Quando se penduram ou se equilibram nas alturas, não há nenhum tipo de rede de proteção que possa aliviar a queda. Parecem não se importar. Já estão acostumados, uma vez que nasceram num circo e de lá, parecem só querer sair, quando morrerem.

O patriarca José Avanilson Gomes- o palhaço Gazeta- juntamente com a esposa Helenice, conheceram-se numa grande companhia circense, há tempos atrás. Depois de um bom tempo viajando pelo mundo afora, como funcionário, Avanilson decidiu ter seu próprio negócio e comprou o Circo Atari.
Há 12 anos toca o negócio juntamente com a esposa, os filhos Luciano e Amanda, e a nora Beth Gomes, realizando, diariamente, um espetáculo noturno de quase duas horas de duração. Números de clown, equilíbrio, malabares, trapézio e dublagem podem ser conferidos pelo público ao preço de R$ 2 (adulto) e R$ 1 (criança). Nesse dia que assisti, não teve o atirador de facas, mas um amigo meu que foi ao circo duas semana antes, garantiu que o número foi realizado, regado a muito suspense.
Pena eu não ter visto esse número. Mas o que pude notar, apesar de muita coisa ali estar precisando de uma recauchutagem, é que a Família Gomes é uma batalhadora. Como tantas outras famílias circenses, que em pleno século XXI e sem muita estrutura, conseguem atrair curiosos para conhecer a magia que acontece num picadeiro.
Quem quiser se divertir, o Circo Atari estará armado, este mês, na Praia da Caueira. E viva a tradição circense!!!!!

Foto 1: Luciano Gomes que também personifica o palhaço Sonrisal, aqui se equilibra no arame
Foto 2: Sua esposa, Beth, além de realizar show de mímica, deixa o público de olhos atentos quando se pendura no trapézio
Foto 3: José Avanilson na pele do palhaço Gazeta
Foto 4: O quarteto que que se reveza no picadeiro ao final do espetáculo
Foto 5: Amanda Gomes faz performance na Lira Americana
Texto e Fotos: Suyene Correia










Um comentário:

Jornalista Grace Melo disse...

São poucos os artistas circenses com perseverança para manter acesa a magia do circo. Adorei a matéria!