terça-feira, 4 de novembro de 2008

O "The Best" da Mostra de Cinema

Se os internautas se atentarem para a minha primeira postagem sobre a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, logo quando cheguei a Sampa, vão perceber que fiquei devendo minhas considerações sobre os filmes que assisti no segundo dia de minha estadia por lá.
Justamente, no sábado, dia 25 de outubro, assisti ao The Best da minha lista, "O Estranho Em Mim", de Emily Atef.
Coincidentemente, foi o vencedor da 32a Mostra de Cinema, escolhido pelo Júri Internacional. O filme trata de depressão pós-parto como nunca vi antes, abordado num cinema. Mérito não só da jovem diretora, mas também da estupenda atriz, Susanne Wolff- vencedora do prêmio de Melhor Atriz, concedido pelo Júri Oficial- que encarna Rebecca, a mãe de primeira viagem que rejeita seu filho, poucos dias depois do nascimento.
Sua aversão ao bebê se estende ao marido, Julian, e daí em diante, Rebecca mergulha num mar revolto onde a angústia, o medo e o ódio se misturam. A partir do momento que a depressão é diagnosticada, Rebecca inicia um tratamento, mas para conquistar a confiança do marido e de sua família, o percurso será árduo.
Outro filme que me marcou muito neste festival, foi o documentário "Só Dez Por Cento é Mentira", de Pedro Cezar. O cineasta teve a feliz idéia de enfocar a poesia do mato-grossense Manoel de Barros, de uma maneira pouco trivial (em se tratando de um documentário) e bastante poética.
Ao invés de uma enxurrada de depoimentos, o espectador se deleita com a poesia desse nonagenário, que apesar de já ter lançado cerca de 20 livros e ser o poeta brasileiro que mais vende, ainda é pouco conhecido.
Impressionante como a sessão que conferi, não tinha muita gente. Já a seguinte, quando foi exibido "Loki-Arnaldo Baptista" de Paulo Henrique Fontenelle, sobre a vida do ex-Mutantes, o cinema de 205 lugares, ficou visivelmente, sobrecarregado.
Nada contra a figura de Arnaldo Baptista, mas que "Só Dez Por Cento é Mentira" é infinitamente superior, isso é.
Quando puderem, confiram.

Nenhum comentário: