segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Júri Internacional escolhe Filme de Iniciantes




Foi divulgado no último sábado, através de coletiva de imprensa, no Cine Artplex 2, a lista de filmes em competição da 32a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na categoria Novos Diretores. Os filmes foram escolhidos pelo voto popular e os 12 mais votados serão avaliados pelo júri internacional e concorrerão ao troféu Bandeira Paulista- uma criação da artista plástica Tomie Ohtake- a ser entregue nesta quinta-feira, na noite de encerramento do festival.
O júri, formado pelo cineasta britânico Hugh Hudson, o cineasta brasileiro Jorge Bodanzky, o produtor alemão Meinolf Zurhorst, o produtor e diretor francês Nicolas Klotz e a diretora iraniana, Samira Makhmalbaf, foi apresentado pelos diretores da Mostra, Leon Cakoff e Renata de Almeida.
Eles terão a difícil tarefa de escolher o melhor filme de ficção, numa disputa acirrada, entre diretores que têm, no máximo, dois longas-metragens no currículo. Os concorrentes são: “As Lágrimas de Minha Mãe- Berlim-Buenos Aires” de Alejandro Cardenas Amelio, “El Regalo de La Pachamama” de Toshifumi Matsushita, “Estranhos” de Erez Tadmor e Guy Nattiv, “Harrison Montgomery” de Daniel Dávila, “Machan” de Uberto Pasolini, “Maldeamores” de Carlitos Ruiz Ruiz e Mariem Perez Riera, “Moscou, Bélgica” de Christophe Van Rompaey, “O Amigo” de Micha Lewinsky, “O estranho em mim”, de Emily Atef, “The Bluetooth Virgin de Russell Brown, “trato é Trato” de Jonathan Gershfield e “Tulpan” de Sergey Dvortsevoy.
Já na categoria Documentário, onde estarão como jurados, os diretores Laís Bodanzky, Heitor Dhalia, entre outros, estão competindo “Conhecendo Andrei Tarkovsk” de Dmitry Trakovsky, “Crianças da Pira” de Rajesh S. Jala, “Fumando Espero” de Adriana Dutra, “KFZ-1348 de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, “Mais Sapatos” de Lee Kazimir e “Recurso Intangível Número 82” de Emma Franz.
Foto 1: O bem antenado diretor francês Nicolas Klotz também terá a difícil tarefa de escolhar o melhor filme na categoria Novos Diretores
Foto 2: Jorge Bodanzky fala da satisfação de participar do júri internacional
Fotos e Texto: Suyene Correia

Nenhum comentário: